Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jogo dos balões

Esta atividade pode ser aproveitada para todas as diciplinas e para diversas idades.  Primeiramente, deve separar o conteúdo a ser explorado. No meu caso, tinha a intenção de relembrar o vocabulario de espanhol, aprendido até então, com os alunos do 1o ano do Ensino Fundamental I. Assim, busquei várias figuras que representassem as palavras exploradas, cortei-as de modo que ficassem separadas. Depois coloquei uma figura diferente em cada balão de gás, antes de soprá-lo, e depois enchi cada um. Assim, cada balão tinha dentro uma figura. Depois coloquei os balões na quadra, em um lugar estratégico. Levei os alunos e formei duas filas. Dessa forma, quando eu falasse "já", os primeiros aluno das duas filas deveriam correr até os balões, escolher um e estourar, pegar o papel que dentro estivesse e correr em minha direção. Ganhava quem, ao chegar até mim, respondesse primeiro e corretamente o nome da figura em espanhol. Assim, os dois alunos iriam para o final de suas respectivas filas e os próximos alunos participariam da mesma brincadeira.
É importante ressaltar que estava atividade despertou o interesse pelo conhecimento do vocabulário, não só dos que estavam no momento competindo, mas também dos demais que ficavam curiosos e ansiosos para responder também.
No fim, ainda tive a oportunidade de ouvir uma proposta de uma das alunas que pretendo adotar. Ela me disse: "Tia, por que da próxima vez você não coloca uns balões sem nada... Assim vai confundir na hora de estourar". Então, fica aí mais uma opção.
É importante destacar que o jogo serve para várias matérias, por exemplo, pode-se usar continhas para a aula de matemáticas, perguntas para a aula de ciência, palavras ou frases para a aula de português...
Depende só da criatividade do professor...
E se alguém tiver alguma sugestão, como minha brilhante aluna, é só enviar que estarei feliz em adicioná-la.
Besitos, Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário