Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Con permiso...

Eu adoro trabalhar com crianças, principalmente porque eles têm uma visão muito mais simples da vida... É muito interessante a forma com que, às vezes, atividades muito simples se transformam em fonte de diversão para todos.
Eu estava ensinando as "palavrinhas mágicas" em espanhol para meus pequenos de 6 e 7 anos e tive a idéia de fazer uma atividade na qual eles utilizassem o termo "con permiso" em um determinado contexto. Dessa forma, fiz no computador dois "cartões", um dizendo "sí, por favor" e o outro "no, no puedes entrar." Depois os pintei de cores distintas, usei o verde para o "sí" e o vermelho para o "no". O outro lado do cartão deveria ser igual.
No dia da atividade, coloquei todos do lado de fora da sala, com a supervisão da outra professora, e lhes expliquei que deveriam bater na porta, eu abriria, eles diriam "con permiso" e escolheriam o cartão. Se fosse o verde, entrariam na sala, se fosse o vermelho, voltariam para o fim da fila.
Funcionou muito bem, pois meses depois eles ainda usam "con permiso" ao bater na porta e entrar em sala. Além disso, eles adoraram a atividade, que primeiramente tive minhas dúvidas quanto a aceitação por parte deles, e as vezes ainda me perguntam se iremos fazer essa brincadeira de novo.
Ou seja, no trabalho com crianças, ao montar uma atividade, devemos pensar como crianças, pois o que nos parece muito bobo e simples pode ser uma brincadeira divertida e estimulante para os pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário