Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jogo dos balões

Esta atividade pode ser aproveitada para todas as diciplinas e para diversas idades.  Primeiramente, deve separar o conteúdo a ser explorado. No meu caso, tinha a intenção de relembrar o vocabulario de espanhol, aprendido até então, com os alunos do 1o ano do Ensino Fundamental I. Assim, busquei várias figuras que representassem as palavras exploradas, cortei-as de modo que ficassem separadas. Depois coloquei uma figura diferente em cada balão de gás, antes de soprá-lo, e depois enchi cada um. Assim, cada balão tinha dentro uma figura. Depois coloquei os balões na quadra, em um lugar estratégico. Levei os alunos e formei duas filas. Dessa forma, quando eu falasse "já", os primeiros aluno das duas filas deveriam correr até os balões, escolher um e estourar, pegar o papel que dentro estivesse e correr em minha direção. Ganhava quem, ao chegar até mim, respondesse primeiro e corretamente o nome da figura em espanhol. Assim, os dois alunos iriam para o final de suas respectivas filas e os próximos alunos participariam da mesma brincadeira.
É importante ressaltar que estava atividade despertou o interesse pelo conhecimento do vocabulário, não só dos que estavam no momento competindo, mas também dos demais que ficavam curiosos e ansiosos para responder também.
No fim, ainda tive a oportunidade de ouvir uma proposta de uma das alunas que pretendo adotar. Ela me disse: "Tia, por que da próxima vez você não coloca uns balões sem nada... Assim vai confundir na hora de estourar". Então, fica aí mais uma opção.
É importante destacar que o jogo serve para várias matérias, por exemplo, pode-se usar continhas para a aula de matemáticas, perguntas para a aula de ciência, palavras ou frases para a aula de português...
Depende só da criatividade do professor...
E se alguém tiver alguma sugestão, como minha brilhante aluna, é só enviar que estarei feliz em adicioná-la.
Besitos, Ana.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jogo da repetição

Uma maneira fácil de fazer com que as crianças decorem o vocabulário da aula é o jogo da repetição. Fiz com meus alunos do 1o e 3o anos do Fundamental. O jogo consiste em selecionar uma das palavras e dizer aos alunos que devem repetir todas as palavras menos a escolhida. Assim, o professor deve dizer as palavras, aleatoriamente, e esperar que os alunos repitam e no momento que a palavra selecionada é dita os alunos devem ficar em silêncio. Dessa forma, assim que um aluno erra, a palavra selecionada deve ser trocada por outra e o jogo recomeçado. É óbvio que com os alunos menores é possível repetir mais vezes o jogo pois eles demoram mais a se cansar da repetição. Mesmo assim funcionou com as duas séries e os alunos se divertiram muito. O principal objetivo é fazer com que os alunos repitam as palavras, cujos significados já conhecem previamente, a fim de gravá-las e de trabalhar sua pronûncia.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Con permiso...

Eu adoro trabalhar com crianças, principalmente porque eles têm uma visão muito mais simples da vida... É muito interessante a forma com que, às vezes, atividades muito simples se transformam em fonte de diversão para todos.
Eu estava ensinando as "palavrinhas mágicas" em espanhol para meus pequenos de 6 e 7 anos e tive a idéia de fazer uma atividade na qual eles utilizassem o termo "con permiso" em um determinado contexto. Dessa forma, fiz no computador dois "cartões", um dizendo "sí, por favor" e o outro "no, no puedes entrar." Depois os pintei de cores distintas, usei o verde para o "sí" e o vermelho para o "no". O outro lado do cartão deveria ser igual.
No dia da atividade, coloquei todos do lado de fora da sala, com a supervisão da outra professora, e lhes expliquei que deveriam bater na porta, eu abriria, eles diriam "con permiso" e escolheriam o cartão. Se fosse o verde, entrariam na sala, se fosse o vermelho, voltariam para o fim da fila.
Funcionou muito bem, pois meses depois eles ainda usam "con permiso" ao bater na porta e entrar em sala. Além disso, eles adoraram a atividade, que primeiramente tive minhas dúvidas quanto a aceitação por parte deles, e as vezes ainda me perguntam se iremos fazer essa brincadeira de novo.
Ou seja, no trabalho com crianças, ao montar uma atividade, devemos pensar como crianças, pois o que nos parece muito bobo e simples pode ser uma brincadeira divertida e estimulante para os pequenos.

sábado, 4 de setembro de 2010

Começando...

Todo começo gera uma certa angústia, pois, por falta do hábito que vem com o tempo, não se sabe exatamente onde é que irá chegar...
Entretanto, mesmo com esse friozinho na barriga venho apresentar-lhes o obetivo deste blog: trazer textos, links e imagens que contem um pouco de minhas experiências como professora de línguas, além de idéias que possam ser aproveitadas por outros colegas de profissão.
Conto com os comentários e participação de todos pois acredito que este pode também ser um canal de troca de idéias e experiências...
É com esta expectativa que inauguro este blog e escrevo este primeiro post.

Esperemos o que há de vir.

Grata pela visita,

Ana Paulino.