Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2011

Confissões...

Essa semana fiz uma atividade com uma turma do 3o ano do Ensino Médio que foi muito produtiva, além de divertida.
A atividade é baseada na música "Inevitable" da Shakira. Segue abaixo a letra da música e o link para o vídeo:

INEVITABLE


Si es cuestión de confesar
No sé preparar café
Y no entiendo de fútbol
Creo que alguna vez fui infiel
Juego mal hasta el parkés
Y jamás uso reloj
Y para ser más franca
Nadie piensa en ti como lo hago yo
Aúnque te dé lo mismo
Si es cuestión de confesar
Nunca duermo antes de diez
Ni me baño los domingos
La verdad es que también
Lloro una vez al mes
Sobre todo cuando hay frío
Conmigo nada es fácil
Ya debes saber
Me conoces bien
Y sin ti todo es tan aburrido
El cielo está cansado
Ya de ver la lluvia caer
Y cada día que pasa es uno más
Parecido a ayer
No encuentro forma alguna de olvidarte
Porque seguir amándote es inevitable
Siempre supe que es mejor
Cuándo hay que hablar de dos
Empezar por uno mismo
Ya sabrás la situación
Aqui todo está peor
Pero al menos aún respiro
No tienes que decirlo
No vas a volver
Te conozco bien
Ya buscaré que hacer conmigo
El cielo está cansado
Ya de ver la lluvia caer
Y cada día que pasa es uno más
Parecido a ayer
No encuentro forma alguna de olvidarte
Porque seguir amándote es inevitable
Siempre supe que es mejor
Cuándo hay que hablar de dos
Empezar por uno mismo
Passei a letra e pedi que os alunos completassem com as palavras que faltavam. A letra é boa para trabalhar o presente do indicativo, ainda mais porque tem verbos irregulares. Então, fica a dica. O importante mesmo é trabalhar a música e discutir possíveis interpretações do texto.
Feito isso, passamos à segunda parte da atividade. Deve-se explicar para os alunos que durante a música o eu-lírico faz várias confissões e a atividade consiste justamente nisso, cada aluno deverá fazer uma confissão... Distribua papéis para os alunos, se não forem muitos alunos, distribua 2 para cada, do contrário é melhor um só para cada. Sem que os amigos vejam, cada aluno deve escrever uma confissão, em espanhol, no papel e entregá-lo ao professor. Depois que todos terminarem, pede-se aos alunos que escrevam numa folha os números, um abaixo do outro, da quantidade de papéis. Por exemplo, se forem cinco alunos e cada um escreveu um papel, cada aluno deverá  fazer assim em sua folha:
1 - 
2 - 
3 - 
4 - 
5 - 
O professor deverá fazer o mesmo no quadro. Então, o professor sorteia um papel de cada vez e escreve a frase no quadro. Cada aluno deverá escrever no número o nome do aluno que acredita que seja o autor da frase. Isso será feito até acabarem os papéis. 
Ao final, o professor volta a ler as frases na ordem e se revela quem foi o autor. Os demais alunos devem corrigir se acertaram ou não o autor de cada frase.
No final, ganha a atividade o aluno que conseguiu adivinhar o maior número de autores.
Essa atividade é interessante porque engloba música e atividade escrita de uma forma que estimula a participação dos alunos. Tentem e depois contem aqui.
Besos,
Ana Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário